Somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los, a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo, com toda intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada, em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores,e entregar-se a todos os amores, sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vidada gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa...
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo... Quando se vê, já é 6ªfeira... Quando se vê, passaram 60 anos... Agora, é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. seguia sempre, sempre em frente ...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. Mario Quintana
Recordo ainda... e nada mais me importa... Aqueles dias de uma luz tão mansa Que me deixavam, sempre, de lembrança, Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de Desesperança Soprando cinzas pela noite morta! E eu pendurei na galharia torta Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui... Mas, aí, Embora idade e senso eu aparente Não vos iludais o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente! Sou um pobre menino... acreditai!... Que envelheceu, um dia, de repente!... Mario Quintana
Amigos, não consultem os relógios quando um dia eu me for de vossas vidas em seus fúteis problemas tão perdidas que até parecem mais uns necrológios...
Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida - a verdadeira - em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim, porque essa vida eterna somente por si mesma é dividida: não cabe, a cada qual, uma porção. E os Anjos entreolham-se espantados quando alguém - ao voltar a si da vida - acaso lhes indaga que horas são... Mario Quintana
Não sei quem sou, que alma tenho. Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)... Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas. Como o panteísta se sente árvore (?) e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada (?), por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço." Fernando Pessoa
"É fácil trocar as palavras, Difícil é interpretar os silêncios! É fácil caminhar lado a lado, Difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, Difícil é chegar ao coração! É fácil apertar as mãos, Difícil é reter o calor! É fácil sentir o amor, Difícil é conter sua torrente!
Como é por dentro outra pessoa? Quem é que o saberá sonhar? A alma de outrem é outro universo Com que não há comunicação possível, Com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma Senão da nossa; As dos outros são olhares, São gestos, são palavras, Com a suposição De qualquer semelhança no fundo."
Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê, Quem sente não é quem é, Atento ao que sou e vejo, Torno-me eles e não eu. Cada meu sonho ou desejo É do que nasce e não meu. Sou minha própria paisagem; Assisto à minha passagem, Diverso, móbil e só, Não sei sentir-me onde estou. Por isso, alheio, vou lendo Como páginas, meu ser. O que sogue não prevendo, O que passou a esquecer. Noto à margem do que li O que julguei que senti. Releio e digo : "Fui eu ?" Deus sabe, porque o escreveu.
Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos. Nem tão longe e nem tão perto. Na medida mais precisa que eu puder. Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida, Da maneira mais discreta que eu souber. Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar. Sem forçar tua vontade. Sem falar, quando for hora de calar. E sem calar, quando for hora de falar. Nem ausente, nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz. É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender! E por isso eu te suplico paciência. Vou encher este teu rosto de lembranças, Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...
A amizade torna os fardos mais leves, porque os dividem ao meio. Intensifica as alegrias elevando ao quadrado na matemática do coração. Ameniza as tarefas difíceis porque a gente não as realiza sozinhos. Coloca música e poesia na banalidade do cotidiano. Amigo é a outra metade da gente, o lado claro e melhor de nossa vida. Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos"..
Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.
Chorou muito? Foi limpeza da alma.
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.
Sentiu-se só por diversas vezes? É por que fechaste a porta até para os outros.
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.
Pois é! Agora é hora de iniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?
Olha quanto desafio. Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? Besteira! Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos. Ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga.
Recomeçar! Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar? Ir alto. Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida. pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos.
Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos.
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da Faxina Mental.
Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados. Jogue tudo fora. Mas, principalmente, esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor.
Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nós somos o "Amor".
Gaefke
Busca Coração Jardineiro, Em oculto Éden, despertar Colorida primavera , a perfumar O verso da alma... que invadindo o canteiro - Faz o Amor Perfeito desabrochar!
Miosótis azuis... suspiram saudade, Promessas de não esquecer jamais, No coração apaixonado, o forte pulsar...
E pelos encantos mil de um olhar, A curiosidade vem perguntar - Bem me quer??? - Mal me quer??? As margaridas se deixam despetalar...
As rosas amarelas, tão singelas... As vermelhas confessam paixão; Causam arrepio... sensação! Ah, As rosas!!! Entre todas as mais belas! Refletem sentimentos por inteiro, Que se guardados no peito - Consomem o hospedeiro! Se expandidos ... iluminam a solidão.
Imperioso, se faz sina, No Coração Jardineiro, Precioso e mestre primeiro - Este Dom - que é o AMOR!!! Mel Redi
"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...
Hoje eu quero você Não me pergunte por que Sinto-me vazio e carente com Vontade de você Quero seu sorriso gostoso Seu jeito mulher Gostosa e dengosa Quero de ti um pouquinho O que só você sabe me dar Esse delicioso carinho Que me faz a ti me doar Hoje só quero você Para me preencher Esse vazio que fica Quando comigo vc não esta preciso te ver,te tocar preciso de vc amor.
Você sabe o valor exato? de um sorriso amigo, em um momento de tristeza? de um simples olhar, para quem carece atenção? de uma pequenina flor, quando se está amando? do nascer do Sol, em uma bela manhã? do luar, num céu estrelado? da Luz na prece, num momento de aflição? Você sabe o exato valor... de um abraço que envolve? de uma lágrima de saudade? da afeição de um carinho? do sentir uma emoção? da sincera amizade? de uma simples palavra no momento oportuno? Seria possível alguém definir? Pois então não diga nada... Apenas sinta tudo isso... Viva sentindo... Sentindo de uma forma apaixonada... Pois da Vida, e da presença de Deus, não se pode definir... Só se pode sentir...!!
Mostra seu rosto, aroma, gosto. teça tramas, mente insana; borde versos, pinte cores de Almodovar. leve lirismo. impregne este mundo de amor. além disso; se espalhe em panfletos; escorra pelos lábios; derrame pelas esquinas, pelas portas das usinas; a sutileza de seus versos; as paixões inventadas, todos seus universos; as dores imaginadas; louve as musas, cante as brisas; brinde a inspiração. faça do seu canto; dogma, oração. do seu dom: encanto, do seu tom: música. irradie paz; doce, dócil; aguda, agrade, agradeça aos deuses dos poemas. viva este pulsante poetar sem fim!... [gustavo drummond]
Ter um encontro com a vida, quando ela está por deixar-te, Ter um momento de luz no meio da escuridão, Ter humildade para voltar no caminho, Ter sabedoria para escolher a melhor hora para seguir.
Ser especial é... Poder sentir o amor nas veias que pulsam, Sempre chamando e dizendo, Viva! É a vida que te chama sempre, aproveita esse momento e reflita
Ser especial é sabedoria nas palavras, Força nos braços, Lágrimas sem dor. É saber sorrir da tristeza quando ela te angustia, É saber caminhar sozinho, sem muletas, É saber ouvir o silêncio, É saber calar na multidão. Refletir sempre... Sentir infinitamente... Viver eternamente, E sonhar...
A verdade é que não escrevo poemas para me mostrar Ou para que me leiam Nem escrevo poemas para fingir Fugir Ou para trocar ou vender
Escrevo sim poesia para me ler a mim Poesia que transformo em poemas para me esconder
Não escrevo poemas para viver amores que nunca vivi Ou delatar angústias que nunca socorri Para me libertar de taras ou manias Para soltar vaidades ou fantasias
Escrevo sim poesia para me enlaçar com o Cosmos Com amor Poesia que transformo em poemas de dilemas Atrás dos quais espreito, me mostro e me escondo
Escrevo sim poesia para me dar A quem me quiser receber Para dar aos outros O melhor de mim Mesmo sem nada Em troca Receber.
Deixe-me assim: indecifrável! Com todos meus enígmas e meu humor sempre mutável! É que não fui feita para ser entendida, por ser um capricho de Deus! Com seu sopro fêz-me preferida, a menina dos olhos Teus! Deu-me dons que nem os anjos ousaram lhe contrariar... Em meu ventre guardou a vida para a Terra povoar! Fêz-me sangrar todos os meses pra lembrar-me que sou humana... Mas deixou-me o livre arbítrio pra ser santa ou profana! Guardou em mim as emoções que transbordavam de seu coração... Deu-me a sabedoria da secreta intuição! Encheu-me de curiosos instintos que até o diabo duvida! E a fórmula jogou fora ou deixou bem escondida. Então desista em querer decifrar-me, eu posso ser o que bem quiser... Não que eu seja mais que humana, mas sou divinamente Mulher!
O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece essa sensação ou não pode mais exprimir espanto ou surpresa, já é um morto-vivo e seus olhos se cegaram. Os ideais que iluminaram meu caminho e que sempre me deram uma nova coragem para encarar a vida, foram: a bondade, a beleza e a verdade. Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre. Nunca me preocupo com o futuro. Muito em breve ele virá.
Tenha sempre em mente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos… Mas o que é importante não muda… A tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. Atrás de cada conquista, vem um novo desafio. Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas…
Continue, quando todos esperam que desista. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha. Lute sempre. SEJA FELIZ!!
O bêbado aprontando todas na rua e quebrando tudo que vê pela frente, logo em seguida dá de cara com a viatura de polícia. Quando dois policias desce da viatura, pega o bêbado e leva preso. No dia seguinte o delegado pede para um dos policiais ir buscar o bêbado na sela, e o policial leva o bêbado diretamente na sala do delegado. O bêbado fica de frente a mesa do delegado, o delegado dá o maior sermão no bêbado e diz que antes dele ir embora quer dar uma lição nele. O delegado pega um copo com água e outro com pinga e pega duas minhocas. Joga uma no copo com água e outra no copo de pinga. A minhoca que estava no copo com pinga morre e a que está no copo com água fica viva. O delegado olha pra cara do bêbado sacode a cabeça e diz: - Que exemplo você tira disso? O bêbado: - É! Quem bebe não tem verme.
Glória era milionária 'de berço' e descobriu que o seu pai era veado. Infeliz, resolveu se matar. Não podia se matar como qualquer uma, afinal, ela, Glória milionária e ficar se atirando de qualquer viaduto, cortando os pulsos ou tomando formicida era coisa de suicida pobre. Ela queria se matar com classe. Aprontou o jatinho da família e só com o piloto se mandou p/ o céu.
Pretendia se atirar lá de cima. Preparava-se para pular, foi indagada pelo piloto a respeito do gesto, contou a ele o que ocorria:
- Papai é veado. Não consigo conviver com essa vergonha e vou me matar.
Então o piloto sugeriu que dessem uma... antes de ela se matar. Glória concordou, afinal, ia morrer, não custava nada quebrar o galho de um humilde piloto. E assim foi. Piloto automático no avião e... 'tome-lhe e tome-lhe'!!!
Glória gostou tanto da trepada que desistiu de se matar.
A SECRETÁRIA DO LULA ERA APAIXONADA POR ELE,MAS ELE NÃO PERCEBIA. UM DIA, DEPOIS DO EXPEDIENTE, ELA ENTROU NA SALA DELE,COM UM VESTIDO PROVOCANTE,DAQUELES BEM DECOTADO FECHOU A PORTA ATRÁS DE SÍ,SEM FAZER BARULHO,CAMINHOU ATÉ A MESA E COM ARES DE MONICA LEWINSKI PROPOS: PRESIDENTE, VAMOS FAZER UMA SACANAGEM? VAMOS COMPANHEIRA! ONDE É QUE EU ASSINO???
É muito comum casais terem problemas de comunicação porque as mulheres nunca dizem claramente o que querem e os homens não se esforçam para entender. A história abaixo ilustra bem isso. A mulher, querendo um carro esporte novo, virou-se para o marido e disse: - Meu amor, meu aniversário está chegando. Quero um presente surpresa. Para te ajudar, vou dar uma dica: quero algo que vá de zero a cem em menos de 5 segundos. Pode ser de qualquer cor. No dia do aniversário ela ganhou uma balança de banheiro novinha, cor-de-rosa.
- Bem, pessoal, vamos organizar esta bagunça! Quero que vocês formem duas filas, os homens que sempre foram dominados por suas mulheres fiquem aqui, e aqueles que nunca foram dominados por suas mulheres fiquem ali.Alguns minutos depois, existia uma fila enorme no local dos dominados e somente um sujeito mirradinho no local dos que nunca foram dominados.- Muito bem! - continuou São Pedro, enfático. - Vocês deveriam ter vergonha! Deus criou vocês à Sua imagem e semelhança e vocês deixaram-se dominar. Mas felizmente, nem tudo está perdido, temos pelo menos um aqui que honrou os desígnios do Senhor. - e virando-se para o sujeito - Meu amigo, diga para os outros, o que você fez para merecer este lugar!- Eu não sei, foi a minha mulher que me mandou ficar aqui!
Ele era daquele tipo que se achava "respeitador", mas que as mulheres costumam chamar de "babaca". Careta que nem uma caixa de Maizena.
Pois bem, depois de três meses de namoro com aquela loira irresistível, e cansado de ficar só nos amassos, o sujeito finalmente resolveu que daquela noite não passaria. Eles saíram, tomaram um chopinho e já iam voltando a pé. A casa da loira se aproximando, ele doido pra dar meia volta e levá-la a um motel, mas não tinha coragem de abordá-la. Foi quando avistou, no passeio, dois cachorrinhos fazendo sexo. Coçando a garganta ele se arrisca a perguntar: - Que tal a gente fazer igual esses dois cachorrinhos? A loira, aliviada e no atraso, responde na hora: - Por mim, tudo bem. Mas vamos procurar uma outra rua, porque nessa daqui eu sou muito conhecida!
Marido acorda, vira para a mulher, dá um beliscão na bunda dela e diz:
- Se você fizesse exercício para firmar essa bundinha, poderíamos nos livrar dessa calçola! A mulher se controlou e achou que o silêncio seria a melhor resposta. No outro dia, o marido acorda, dá um beliscão nos seios da mulher e diz: - Se você conseguisse firmar essas tetinhas poderíamos nos livrar desse sutiã! Aquilo foi o limite, e o silêncio definitivamente não seria uma resposta. Então ela se virou, agarrou no pau do marido e disse: - Se você conseguisse firmar esse pauzinho, poderíamos nos livrar do carteiro, ...do jardineiro, ...do personal trainner, ...do meu chefe e até ...do seu irmão!
Prevejam como será seu relacionamento conjugal durante o decorrer do casamento:
Namoro: 6 semanas: Eu te amo, eu te amo, eu te amo. 6 meses: É lógico que eu te amo… 6 anos: Escuta! Se eu não te amasse, por que teria casado??
Voltando do trabalho: 6 semanas: Amo-or, cheguei! 6 meses: Cheguei… 6 anos: O que a mãe de vocês fez para a janta?
Presentes: 6 semanas: Amor, espero que goste do anel… 6 meses: Comprei um vaso de flores. Na sala deve ficar bonito. 6 anos: Aqui está o dinheiro. Compre o que quiser.
Telefone tocando: 6 semanas: Amor, estão te chamando aqui no telefone… 6 meses: Oh, é pra você. 6 anos: Maldição! Atende a porr@#$ do telefone!
Ela na cozinha: 6 semanas: Amor, nunca experimentei nada tão delicioso! 6 meses: o que tem hoje pra janta? (de novo) 6 anos: Fígado, de novo??? ¬¬
Vestido novo: 6 semanas: Oh, meu Deus, você parece um anjo nesse vestido! 6 meses: Comprou um vestido novo, de novo?? 6 anos: Diz aí.. quanto essa porcaria vai me custar?
Quero gente educada e de coragem para comigo conversar. Gente que saiba que máscaras não dão mais para usar, e sendo seu perfil interno, branco ou negro, tenha a dignidade de revelar. Busco por gente que chore livremente, sem preconceitos pelas lágrimas derramadas. Quero gente que saiba exatamente para onde está indo e o que deseja encontrar, mesmo que esta busca jamais venha alcançar. Busco por gente, “Seres Humanos“, Gente de decisão, que não fique em cima do muro! Quero gente que é gente, que mostra a cara, vai à luta e dorme contente. É desta gente que eu preciso! Gente liberta, que me dê um canto em seu colo e saiba me acariciar e me respeitar! Sem tempo, sem hora e em qualquer lugar...
"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lagrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe... nos e-mails trocados. Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão? Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos.E... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto...nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos. Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado. E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo : Não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" "Um dia a maioria de nós irá se separar.Sentiremos saudades de todas as conversas jogadasfora,as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos,dos tantos risos emomentos que compartilhamos.Saudades até dos momentos de lagrima, da angústia,das vésperas de finais de semana, de finais de ano,enfim...do companheirismo vivido.Sempre pensei que as amizades continuassem parasempre.Hoje não tenho mais tanta certeza disso.Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelodestino, ou por algumdesentendimento, segue a sua vida, talvezcontinuemos a nos encontrar quemsabe... nos e-mails trocados.Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens...Aí os dias vão passar, meses... anos... até estecontato tornar-se cadavezmais raro.Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhosverão aquelasfotografiase perguntarão?Quem são aquelas pessoas?Diremos... Que eram nossos amigos.E... isso vai doertanto!Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhoresanos de minha vida!A saudade vai apertar bem dentro do peito.Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozesnovamente...Quando o nosso grupo estiver incompleto...nosreuniremos para um últimoadeus de um amigo.E entre lágrima nos abraçaremos.Faremos promessas de nos encontrar mais vezesdaquele dia em diante. Porfim, cada um vai para o seu lado para continuar aviver a sua vidinhaisolada do passado.E nos perderemos no tempo...Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo :Não deixes que a vida passe em branco, e quepequenas adversidades sejam acausa de grandes tempestades...Eu poderia suportar, embora não sem dor, quetivessem morrido todos osmeusamores, mas enlouqueceria se morressem todos os meusamigos!"